Powered By Blogger

sábado, 21 de novembro de 2009

Barriga bem definida e sem gordura!

Conseguir aquela cintura bem definida e acabar com os ditos pneus é o obejetivo de quase todos em busca de um corpo simétrico. Para melhor analisarmos os exercícios para a região temos que focar em dois pontos fundamentais: A redução da gordura da região e o Trabalho muscular específico.

Nesse momento você deve identificar qual é o seu caso, se está com excesso de gordura lateral ou se está com a musculatura flácida ou se necessita os dois trabalhos conjuntos. Na maioria das pessoas o que ocorre é gordura na região que impede que a musculatura tome sua forma e apesar de muito esforço na realização de exercícios para a região o resultado fica escondido atrás da gordura. Nesse caso primeiramente temos que inciar uma dieta hipocalórica (ingerir menos calorias do que gastar) em geral de 500kcal a 1000kcal a menos de ingestão do que o gasto total é o recomendado.

Tendo em vista que já estamos realizando a dieta, devemos elevar o gasto calórico total com exercícios de grande gasto calórico como spinning, corrida, natação e musculação. Existe um mito que realizar exercícios para uma determinada região reduz a gordura dessa parte do corpo, isso não é verdade o gasto sempre ocorre em percentual de gordura total em todo o corpo independente de fazer esse ou aquele exercício. O trabalho muscular na região serve para ganhar forma, tônus e simetria que deixa a região mais bonita, mas isso é o último passo quando pensamos em estética.

Em especial essa região tem que ser vista com cuidado pois um trabalho que desenvolva a região causando hipertrofia pode dilatar a musculatura abdominal lateral aparentando ser gordura (pneu, rs). O exercício abaixo é o mais comum para quem está começando, dobre uma perna em cima da outra e estique o mesmo braço lateralmente, dobre o braço atrás da cabeça e siga com o cotovelo em direção ao joelho oposto.



Para que isso não ocorra faça para a região 2 a 3 séries de 20 a 30 repetições máximas buscando apenas delinear e não hipertrofiar. O exercício abaixo mostra a realização de abdominais para a região da cintura feitos com a bola, se for iniciante use apoiar o tronco na bola descendo lateralmente o tronco sempre apoiando na bola e subindo até a posição inicial (foto).



Caso seja um praticante mais avançado pode elevar o tronco e as pernas simultaneamente e voltar até encostar no solo (foto abaixo). Se quiser pesar mais ainda faça com uma bola entre as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário