Powered By Blogger

sábado, 21 de novembro de 2009

Quitosana: O emagrecedor milagroso!?!?

A quitosana é um polissacarídeo catiônico, polímero da glucosamina, derivado da quitina, componente do exoesqueleto, conchas dos artrópodes: caranguejos, camarões e lagostas. Tendo como base estudos pré-clínicos, sugere-se que esta substância reduza a absorção intestinal das gorduras (KANAUSHI et. al. 1995).

Dois estudos recentes não encontraram nenhuma diferença significativa no peso ou níveis de colesterol no sangue entre sujeitos que usaram a quitosana e aqueles que receberam um placebo. Um estudo envolveu 30 voluntários acima do peso que receberam quatro cápsulas ou de quitosana ou de um placebo por 28 dias consecutivos e foi pedido que mantivessem suas dietas normais. Os grupos quitosana e placebo não mostraram nenhuma diferença no peso ou nos níveis de colesterol no sangue.

O outro estudo envolveu 51 mulheres obesas saudáveis seguidas por 8 semanas. O grupo quitosana teve uma redução no colesterol ligeiramente (mas não significativamente) maior que o grupo placebo, mas não ocorreu nenhuma diferença no peso entre os dois grupos.

A maioria da literatura atualmente disponível indica que há considerável dúvida se a quitosana é realmente eficaz na redução de peso em humanos. Na ausência de dieta hipocalórica, não há efeito da quitosana na perda de peso. Além disto, não foi demonstrada a presença de gordura nas fezes dos indivíduos testados. A segurança do uso da substância não foi determinada rigorosamente, bem como o efeito sobre a absorção de vitaminas lipossolúveis não foi avaliado a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário